Os alunos relataram causos contados pelos pais, avós. Fizeram joguinhos das atividades.
Foi explorado diversos tipos de textos: trava-língua, parlendas, advinhas, a fim de desenvolver a leitura individual e coletiva, ritmo e entonação, sequencia e compreensão das idéias do texto e escrita.
Desenharam e pintaram os personagens de algumas lendas : lobisomen, mula-sem-cabeça, saci-pererê, etc.
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário